sexta-feira, 29 de abril de 2016

PRAZO PARA DECLARAR IMPOSTO DE RENDA TERMINA HOJE - 5 MILHÕES DE DECLARAÇÕES NÃO CHEGARAM AINDA À RECEITA FEDERAL

OS NÚMEROS DO IMPOSTO DE RENDA

CORRIDA CONTRA O TEMPO PODE COMPLICAR A VIDA DOS QUE DEIXARAM PARA A ÚLTIMA HORA. ATÉ A NOITE DE QUARTA-FEIRA APROXIMADAMENTE 5 MILHÕES DE DECLARAÇÕES NÃO HAVIAM SIDO APRESENTADAS.

A RECEITA FEDERAL AVISA QUE O PRAZO ESTÁ SE ESGOTANDO, e não garante que o SISTEMA de RECEBIMENTO das declarações suporte tanto tráfego num período de pouco mais de 16 horas. É preferível entregar uma DECLARAÇÃO incompleta, e depois fazer as devidas RETIFICAÇÕES, do que deixar de cumprir o PRAZO. 

A MULTA é SALGADA.

MATÉRIA INDICADA
Contribuintes têm até hoje para entregar declaração do Imposto de Renda

Termina hoje (29) o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2016. A Receita alerta que os contribuintes devem ficar atentos quanto ao horário. O serviço de recepção das declarações será interrompido às 23h59min59s, horário de Brasília.

O programa gerador da declaração para ser usado no computador pode ser baixado no site da Receita Federal. O órgão liberou um Perguntão, elaborado para esclarecer dúvidas quanto à declaração referente ao exercício de 2016, ano-calendário 2015.

O aplicativo do Imposto de Renda para dispositivos móveis (tablets e smartphones) está disponível nos sistemas Android e iOS, da Apple. Os aplicativos podem ser baixados nas lojas virtuais de cada sistema.

Quem perder o prazo de entrega estará sujeito a multa de R$ 165,74 ou de 1% do imposto devido por mês de atraso, prevalecendo o maior valor. A multa máxima pode chegar a 20% do imposto devido.

Cerca de 28,5 milhões de contribuintes deverão enviar à Receita Federal a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física em 2016.

A estimativa é do supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir. O número representa crescimento de 2,1% em relação aos 27,9 milhões de documentos entregues no ano passado.

Daniel Lima - Repórter da Agência Brasil
Edição: Graça Adjuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário