sexta-feira, outubro 20

IDOSOS PODERÃO FICAR SEM PLANO DE SAÚDE - 14 MILHÕES DE PREJUDICADOS POR MUDANÇA NA LEGISLAÇÃO


Planos de saúde: 14 milhões de idosos poderão ficar sem assistência
Mudança no reajuste, em tramitação na Câmara, poderá ter consequências catastróficas

A proposta de nova lei de planos de saúde apresentada na Câmara dos Deputados no dia 18 de outubro pode levar milhões de brasileiros a perderem esta assistência médica. 

O parecer apresentado pelo relator, deputado Rogério Marinho (PSDB/RN), altera o mecanismo como o aumento é aplicado às mensalidades de idosos.

Hoje, a lei proíbe que qualquer reajuste por idade seja dado após os 60 anos. O relatório atual prevê o fim desta proibição. O texto permite que o reajuste seja feito, passada essa faixa etária, em cinco parcelas quinquenais, e ainda prevê reduzir o valor de multas pagas pelas operadoras em caso de negativa de atendimento.

Levando em consideração que o Brasil tem atualmente, cerca de 28 milhões de pessoas com mais de 60 anos, e que a renda média desta população, segundo o IBGE, é de R$ 2.785, o que se projeta é que pelo menos metade desta população - 14 milhões - não conseguirá arcar com os reajustes e acabará tendo abandonar o plano de saúde justamente no momento em que mais precisará. 

O impacto desses milhões de brasileiros migrando para a rede pública de saúde, que já não suporta a demanda atual, tem consequências catastróficas.

8 comentários:

  1. Os políticos não pagam plano de saúde (é o povo que paga) e o plano deles é vitalício (o do povão não)
    Fazer assim é fácil, não os afeta (vamos ver o POVO nas próximas eleições)

    ResponderExcluir
  2. Quantas malas de $$$$ esse deputado deve ter recebido das Empresas de Saude pra aprovar essa perversidade com os idosos...???? Cadê a "poderosa" Rede Global que Nada faz pra "impedir"isso no Congresso???? Querem matar os idosos pra "sobrar" mais para os corruptos...!!! Que Absurdo!!

    ResponderExcluir
  3. Quantas malas de $$$$ esse deputado deve ter recebido das Empresas de Saude pra aprovar essa perversidade com os idosos...???? Cadê a "poderosa" Rede Global que Nada faz pra "impedir"isso no Congresso???? Querem matar os idosos pra "sobrar" mais para os corruptos...!!! Que Absurdo!!

    ResponderExcluir
  4. O estado arrasando com o povo...agora nem a minha saúde vou conseguir manter... só vai testar a MORTE

    ResponderExcluir
  5. Este deputado deveria sair algemado do Congresso. Tal projeto fere claramente o interesse público pela futura imigração dos despejados dos planos para o SUS. A coroar tal despudor a proposta de reduzir o valor das multas. Quanto ele recebeu da máfia dos planos? Idosos vamos nos mobilizar para barrar tal monstruosidade.

    ResponderExcluir