domingo, fevereiro 18

PREVISÃO DO TEMPO - ALERTA RIO PARA CHUVAS E RAIOS - DOMINGO 18/02


ATENÇÃO NESTE DOMINGO: O Alerta Rio informa que, para este domingo (18/02), o tempo permanecerá instável. 

A previsão é de ocorrência de pancadas moderadas a fortes de chuva, de curta duração. O período para a chuva ocorrer é entre a tarde deste domingo (18) e o início da madrugada desta segunda-feira (19/02). 

A chuva deverá vir acompanhada de raios e de rajadas moderadas a fortes de vento (entre 18,5 km/h e 76 km/h). 

ORIENTAÇÕES: se a previsão se confirmar, a chuva pode afetar a chegada e a saída do Rio após esse feriadão. SE POSSÍVEL, evite deslocar-se neste período. A CHUVA PREVISTA É VOLUMOSA? O Alerta Rio explica que os modelos meteorológicos não apontam grandes acumulados de chuva para este domingo (18/02). Porém, os *índices meteorológicos (termodinâmicos e dinâmicos) indicam pancadas de chuva. Diante disto, a quantidade de chuva a cair neste domingo vai depender do deslocamento dos núcleos de chuva (caso venham a se formar, confirmando a previsão). 

Se os núcleos se deslocarem rápido sobre a cidade, a quantidade de chuva não será volumosa; se eles se deslocarem lentamente, o acumulado de chuva pode, sim, ser alto. *Índices meteorológicos são uma combinação de variáveis termodinâmicas e dinâmicas que também são utilizadas na elaboração da previsão do tempo. 

Assim como os modelos meteorológicos, os índices e outras ferramentas/recursos ajudam o meteorologista a chegar a uma previsão do tempo final, que será divulgada para a população. 

Reforçando o que foi comunicado no início deste boletim, para este domingo (18/02), permanece a previsão de tempo instável, com pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, de curta duração, podendo ocorrer entre a tarde de hoje e o início da madrugada desta segunda-feira (19/02). Essa chuva deverá vir acompanhada de rajadas de vento moderadas a fortes e também de raios. 

Um comentário: